A Cultura Maker é uma abordagem que incentiva os estudantes a criarem com as próprias mãos. A ideia é que eles consigam modificar, consertar ou construir objetos usando seu potencial criativo, em ambientes colaborativos e personalizados.

O intuito é, justamente, colocar a mão na massa, posicionando o aluno como protagonista do seu aprendizado. O conceito, portanto, possibilita novas e significativas experiências, tendo como foco a resolução de problemas e a inovação na prática pedagógica.

Quer entender o que é Cultura Maker e como ela se aplica na educação? Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre a Cultura Maker e como ela é aplicada em nosso Ensino Médio.

O que é Cultura Maker?

No ambiente de ensino, a Cultura Maker estimula os estudantes a desenvolverem projetos de maneira prática, de fato, colocando a mão na massa. Essa metodologia ativa é baseada em espaços colaborativos, por meio dos quais os educandos têm a oportunidade de trabalhar competências e habilidades fundamentais para a vida.

Um dos principais objetivos da Cultura Maker é proporcionar que os alunos consigam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, eles são expostos a variados recursos em busca de soluções para problemas propostos nas atividades escolares.

A Cultura Maker representa uma estratégia para aumentar o engajamento dos discentes, já que promove a interdisciplinaridade na prática. Com isso, é possível desenvolver inúmeras capacidades, como raciocínio lógico, pensamento crítico e criatividade.

Além de tudo, os educadores também têm a chance de realizar avaliações diagnósticas do processo de aprendizagem dos estudantes com mais precisão. Atividades como as propostas pela Cultura Maker ainda colaboram para atender às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funciona?

Aprender fazendo é o princípio da abordagem educativa baseada em Cultura Maker. O método busca criar diferentes espaços de aprendizagem que proporcionam experiências ativas, alinhadas aos interesses das crianças e adolescentes, que geralmente são curiosos e investigativos.

É um processo de transmissão do conhecimento bem criativo, com a formulação e investigação de hipóteses. As atividades enriquecem a formação dos alunos e, por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do planejamento didático e pedagógico.

Esse movimento dentro das escolas faz com que os educandos adquiram competências essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Ao vivenciar um ambiente maker, eles colocam a mão na massa e usam de sua criatividade, passando a ter mais motivação para criar e aprender.

São diversas as ferramentas que contribuem no processo e tornam o modelo educacional menos teórico e mais participativo. Os professores devem escolher os recursos mais adequados para a formação completa dos alunos, permitindo que trabalhem, desde cedo, a comunicação, a reflexão, o pensamento ágil, entre outros.

Qual é a importância da Cultura Maker?

Como citamos, um dos propósitos da Cultura Maker é incentivar o aprendizado por meio da prática. Com isso, há muitas possibilidades e maneiras variadas de abordar os conteúdos curriculares em sala de aula. Ao adotar a metodologia, é possível perceber melhorias no ritmo dos estudantes, além de:

• maior estímulo à criatividade;
  • desenvolvimento de diversas habilidades e competências;
  • incentivo à imaginação, invenção e recriação;
  • uso de diferentes linguagens para se comunicar;
  • uso recorrente de tecnologias digitais em sala de aula;
  • formulação constante de soluções a problemas propostos.

Tais competências auxiliam a trabalhar capacidades socioemocionais nos estudantes, que são mais facilmente acompanhadas nesse formato. A partir dos pilares da Cultura Maker, portanto, os educadores têm uma ótima oportunidade de incentivar as soft skills em estudantes de todas as idades.

As instituições escolares que têm aderido à Cultura Maker na formulação de seus projetos educativos estão tendo resultados favoráveis no engajamento e aproveitamento acadêmico dos alunos. As práticas podem ajudar no aumento da concentração, o foco nos estudos e propiciam um conhecimento multidisciplinar.

O uso de atividades ligadas à Cultura Maker tem uma série de vantagens. Isso porque os professores têm a oportunidade de despertar interesses e habilidades, focando em práticas pedagógicas mais inovadoras e significativas para a realidade da atual geração de estudantes.

Para as escolas, a Cultura Maker auxilia na captação e retenção de discentes, potencializa a aprendizagem e, consequentemente, melhora o relacionamento com as famílias e com os educandos. Ou seja, a instituição que aposta na ideia é capaz de oferecer melhores condições aos seus alunos.

Fonte: https://site.educacional.com.br/

• Scrooge

Conteúdo extraordinário! Profundo, perspicaz e
    incrivelmente informativo. Parabéns pela excelência do