Saiba tudo sobre o Enem 2018

23 de março de 2018

Os estudantes que vão fazer Enem esse ano já podem começar a se preparar. No dia 21 de março foi anunciado o calendário da avaliação, que acontece novamente em dois domingos consecutivos — nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições só terão início em maio, mas você já pode conferir aqui o que você precisa saber sobre o Enem 2018.

Sobre o Enem 2018 

 

tudo-sobre-o-Enem-2018

Mendonça Filho e Maria Inês Fini em coletiva. Fonte: MEC

Apresentado na coletiva de imprensa realizada no dia 21 de março, com o ministro da educação, Mendonça Filho e a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o edital da 20ª edição do Enem trouxe o calendário oficial da avaliação, data de início das inscrições e algumas mudanças importantes em relação aos critérios de avaliação da redação e também a duração das provas.

Apesar das mudanças, o formato das avaliações permanece o mesmo. Além da redação, serão quatro provas com 45 questões objetivas (cada), divididas em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

Calendário

Maio

07/05 às 10h

Início do prazo de inscrições

Início do prazo para pagamento da inscrição

18/05 até 23h59

Fim do prazo de inscrições

23/05

Fim do prazo para pagamento da taxa de inscrição

Outubro

22/10

Novembro

04/11

Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (5h30)

11/11

Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (5h)

14/11

Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos de Questões

Janeiro

Sem data confirmada

Divulgação dos resultados individuais

 

Critérios para avaliação da redação

Seguindo a determinação do Tribunal Regional Federal, no edital deste ano não foi incluído o item que estabelece a anulação de redações que desrespeitam os direitos humanos. Assim, os únicos critérios que irão permitir que uma redação seja zerada são:

17.8.1  Não atender à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”

17.8.2 Não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;

17.8.3 Apresente até 7 linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”;

17.8.3.1 As linhas com cópia de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do número mínimo de linhas.

17.8.4 Apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

17.8.5 Apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.”

Ainda que não seja mais item para anulação da redação, o desrespeito aos direitos humanos pode ser um fator determinante na nota do candidato, podendo tirar até 200 pontos da redação do aluno. Na Cartilha da Redação do Enem 2017, por exemplo, a Competência 5 avaliada pela banca corretora envolve “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos“ e para esse ano o Inep já confirmou a . A Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018 deve ser publicada um mês antes da prova, com orientações, dicas, detalhamento dos critérios de correção e exemplos de redações nota mil. 

 

Tempo de Prova

No ano passado, a duração da prova em seu segundo dia foi alvo de muitas críticas. Muitos candidatos reclamaram que o tempo disponibilizado para a avaliação não foi suficiente, considerando o nível de dificuldade do conteúdo. Por isso, em 2018, o Inep anunciou o acréscimo de 30 minutos para a resolução da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Veja como ficam os horários:

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia (5h30 de duração)
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia (5h de duração)
Horário de Brasília – DF

Também foi anunciada uma novidade que deve facilitar a vida de muitos “esquecidinhos”: se você chegar ao local de provas sem um documento válido poderá aguardar uma possível entrega do documento fora do local de provas. Se você perdeu ou teve o documento roubado poderá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia da avaliação.

Agora que você já entendeu tudo sobre o Enem 2018 é só continuar focado nos estudos e manter a determinação que em novembro você vai estar preparado para mandar bem na prova. Você pode conferir o edital do Enem e outras informações no site do Inep.  

 




Comentários

28 de março de 2018 - SiSU 2018 | Saiba tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada – Colégio e Curso WR | Ensino Médio e Pré-Vestibular

[…] inscrições para o Enem 2018 serão abertas no dia 07 de maio e poderão ser feitas ate as 23h59 do dia 18 do mesmo […]



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Comentário:

* Nome:

* E-mail: