SiSU 2019: inscrições e lista de espera

23 de janeiro de 2019

Os mais de 3,5 milhões de candidatos que fizeram o Enem em novembro do ano passado já podem usar suas notas para se inscrever na edição 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições estão abertas desde ontem (22) e continuarão até as 23h59 do dia 25 desse mês. Para se inscrever, o estudante deve ter participado do último Enem (2018) na categoria regular (não treineiro), e não ter recebido nota zero na redação.

Imagem: captura de tela da página inicial no site do SiSU

No site do SiSU, ou no aplicativo, os candidatos podem pesquisar pelas vagas disponíveis nessa edição do programa e também acompanhar sua inscrição com base nas notas de corte liberadas diariamente. Nesse ano, foram disponibilizadas mais de 235 mil vagas em 129 instituições de ensino, o que faz do SiSU o principal caminho de ingresso às universidades públicas do país.

Imagem: captura de tela do aplicativo SiSU, disponível na Google Play e App Store

Inscrições SiSU 2019

O candidato apto a se inscrever deve acessar o site do SiSU, fazer a busca pela universidade, curso ou município e escolher a vaga para 1ª e 2ª opções, em ordem de preferência — essa escolha poderá ser modificada quantas vezes forem necessárias até o fim do período (23h59 de 25 de janeiro).

Ao longo do dia o sistema libera as notas de corte parciais, que servem como base para que o concorrente saiba quais são suas chances de ser aprovado naquela vaga e possa escolher outra opção antes do prazo final. Para essa edição, o MEC anunciou que as notas de corte serão divulgadas 5 vezes ao dia: 00h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. Dessa forma, a última nota de corte divulgada será às 20h de sexta-feira (25), o que deve facilitar a escolha do aluno em relação a vaga na qual tem mais chances de ser aprovado.

A partir de 28 de janeiro, o resultado final estará disponível para conferência no site do SiSU 2019. As matrículas já começam no dia 30 do mesmo mês e cada candidato aprovado deverá verificar com a própria instituição as regras para sua efetivação.

Foto/Reprodução site: página de acesso ao SiSU 2019

Cronograma SiSU 2019

Resultado do ENEM 2018: 18 de janeiro

Período de Inscrição: 22 a 25 de janeiro

Divulgação dos Resultados: 28 de janeiro

Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Cadastro na Lista de espera: 28 de janeiro até as 23h59 do dia 4 de fevereiro

Novidade na Lista de Espera (ATENÇÃO)

Até a edição do ano passado (2018), o candidato que fosse convocado em chamada regular somente em sua segunda opção de curso, ou não fosse chamado em nenhuma delas, poderia manifestar interesse em participar da lista de espera referente ao curso da primeira opção. Para 2019, no entanto, só estará apto a fazer parte dessa lista aqueles que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso, e o interesse só poderá ser manifestado em uma dessas duas opções de vagas já escolhidas.

Isso significa que: o candidato que for aprovado em qualquer uma das opções não poderá manifestar interesse em participar de nenhuma lista de espera. Por isso é essencial que o aluno só escolha uma segunda opção caso realmente queira cursar a vaga escolhida.

Após a divulgação da primeira (e única) chamada e da manifestação de interesse pela lista, os participantes deverão acompanhar com a própria instituição de ensino a divulgação das convocações subsequentes.

Instabilidade no Sistema

Desde a abertura das inscrições, o MEC recebeu diversas reclamações sobre a falta de estabilidade no site do SiSU, que tem apresentado falhas desde o início do período. Mesmo diante desse cenário, até o momento o Ministério da Educação não garantiu que haverá extensão do prazo para se inscrever. Portanto, mesmo com grande instabilidade, o candidato deve continuar tentando acessar o sistema até as 23h59 da sexta-feita (25).

ATUALIZAÇÃO 24/01: O MEC divulgou uma nota confirmando a prorrogação do fim das inscrições para 27 de janeiro (sábado). Informou também que até a data final, só serão divulgadas atualizações de nota de corte à 00h e não ao longo do dia como antecipado anteriormente.

ENEM 2018

O resultado da última edição do Enem está disponível no site do Inep desde sexta-feira, dia 18 de janeiro. Os candidatos que fizeram a prova (exceto treineiros) podem conferir suas notas pela área do participante ou pelo aplicativo. Em 2018, o número de redações que atingiu  a nota máxima subiu de 52, no ano passado, para 55. Já o número de redações zeradas teve uma redução significativa, de 309.157 para 112.559.

Em relação a nota das questões objetivas, somente a prova de Ciências da Natureza teve uma redução na média em relação ao ano passado, cerca de 7 pontos, e a que teve o maior aumento foi a de Ciências Humanas — 40 pontos a mais que na edição de 2017.