Inscrições abertas para segunda etapa do SiSU 2018

12 de junho de 2018

No início no mês o MEC divulgou o edital da segunda etapa do SiSU 2018 que estabelece, além das regras para participação, as datas para início e fim das inscrições no sistema. Pouca coisa muda em relação a edição do início do ano e uma delas é a quantidade de vagas: 57.271 em 68 instituições, um número quase 3 vezes menor que na primeira fase do programa. Qualquer um que tenha realizado a prova do Enem 2017 e que não tenha zerado a redação está apto a se inscrever para pleitear uma vaga.

O processo funciona como na primeira edição: o candidato pode se inscrever em até duas opções de vaga/curso, por ordem de preferência. Caso seja selecionado em chamada regular na vaga de 1ª opção o candidato só terá uma chance de fazer sua matrícula. Não sendo aprovado em 1ª opção na chamada regular, ele poderá se cadastrar na lista de espera. Tendo sido aprovado aprovado na 2ª opção de vaga, mesmo que se matricule nesta, ele pode manifestar interesse na lista de espera para a 1ª opção cadastrada.

12 a 15 de Junho

período de inscrição na etapa 2018/2

18 de Junho

resultado da chamada regular

22 a 26 de Junho

matrículas dos convocados em chamada regular

03 de Julho à 21 de Agosto

convocação dos candidatos em lista de espera

Nota de corte e resultado

O sistema calcula, diariamente, ao longo do período de inscrições, a nota de corte para cada curso, ou seja: a menor nota necessária para que o candidato fique entre os potencialmente selecionados. É feita uma classificação parcial, ao fim do dia, que funciona como uma referência para acompanhamento do estudante da sua classificação preliminar no curso escolhido. O candidato poderá, quantas vezes achar necessário, alterar a escolha de vagas, tanto de primeira quanto de segunda opção, até as 23h59 do dia 15 de junho, e será considerada para efetivar o processo somente a última modificação. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o resultado final pode ser verificado no boletim de acompanhamento.

O resultado será divulgado no dia 18 de junho e os candidatos terão até dia 26 de junho para efetivar a matrícula das chamadas regulares, de acordo com as regras de cada instituição de ensino.

Vagas e acompanhamento da inscrição

Antes de se inscrever você pode conferir as vagas ofertadas e as instituições de ensino que as ofertam pela página do MEC. A inscrição deve ser feita no site e pode ser acompanhada também pelo aplicativo, disponível para todas as plataformas. Para acessar você vai precisar do número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada.

Enem 2018

No início do ano o MEC divulgou o edital da vigésima edição do Exame Nacional do ensino Médio (Enem). As inscrições aconteceram entre os dias 7 e 18 de maio e as provas serão realizadas em dois domingos, dias 4 e 11 de novembro. Saiba mais.