SiSU tem inscrições antecipadas e resultado do Enem 2017 está disponível para conferência

22 de Janeiro de 2018

Foto: reprodução/MEC. Coletiva para divulgação dos dados do Enem 2017.

Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (18) para divulgação dos resultados do ENEM 2017,  MEC e Inep informaram os dados gerais em relação a prova do ano passado e o calendário para a avaliação de 2018. Assim que a transmissão foi encerrada, os resultados foram disponibilizados para conferência no site do Inep e novas datas foram confirmadas para a inscrição no SiSU. Saiba como foi:

Redação: “desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Em 2017 apenas 53 redações foram avaliadas com a nota máxima, e de todos os 4,72 milhões de textos corrigidos, 309,157 foram zerados, dos quais: 5% por fuga ao tema, 0,8% por deixar a prova em branco e 0,33% por não escreverem quantidade suficiente de texto. Outros motivos foram: parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%) e outros (0,03%). A média geral da nota de redação foi 558,0 e a cópia dos textos corrigidos serão disponibilizadas no dia 19 de março.

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
    Mínima – 299,6
    Máxima – 788,8
    Média Geral – 510,2
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
    Mínima – 307,7
    Máxima – 868,3
    Média Geral – 519,3
  • Matemática e suas Tecnologias
    Mínima – 310,4
    Máxima – 993,9
    Geral – 518,5
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    Mínima – 298,0
    Máxima – 885,6
    Média Geral – 510,6

Novas datas para o SiSU 2018

Com a liberação dos resultados do Enem 2017 antecipada, foram estabelecidas novas datas para a abertura das inscrições no SiSU, que devem acontecer entre os dias 23 e 26 de janeiro, quase uma semana antes do previsto. Entenda como vai funcionar:

• Abertura das inscrições: início dia 23 de janeiro e encerramento no dia 26 de janeiro, às 23h59;
  • Resultados: antecipados para o dia 29 de janeiro;
  • Cadastro em lista de espera: os candidatos poderão de cadastrar em lista de espera do dia 29 de janeiro até o dia 07 de fevereiro;
  • Convocação em lista de espera: 09 de fevereiro;
  • Matrícula da 1ª chamada regular: 30 de janeiro à 07 de fevereiro;
  • Convocações das listas de chamada: a partir de 09 de fevereiro as convocações começam a ser feitas pelas próprias instituições.

Consulta de Vagas SiSU

Recorte de página do sistema para consulta de vagas no SiSU

As vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada já podem ser conferidas pelo site. Antes de fazer a inscrição no programa, você pode confirmar quais são os cursos disponíveis e quais as instituições de ensino que os oferecem, além da quantidade de vagas oferecidas. É só acessar o site e fazer a pesquisa por curso, universidade, instituição ou município.

Principais dúvidas e esclarecimentos

Para os que vão se candidatar pela primeira vez, e até para aqueles que já são familiarizados com a plataforma, o processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada pode ser complicado. Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas e dificuldades encontradas:

Como funciona o processo de inscrição:

Entre os dias 23 e 26 de janeiro, o candidato que fez o Enem 2017 e que não tiver zerado a redação poderá se inscrever para concorrer a uma vaga ofertada por uma instituição pública de ensino. A inscrição é feita totalmente pela página do sistema de seleção,  que só pode ser acessada usando o número de inscrição e senha do Enem 2017. Devem ser escolhidas, por ordem de preferência, duas opções entre as vagas oferecidas.  Caso seja selecionado em chamada regular, na vaga de primeira opção, o candidato só terá uma chance de fazer sua matrícula. Não sendo aprovado em primeira opção na chamada regular, ele poderá se cadastrar na lista de espera. Tendo sido aprovado aprovado na segunda opção de vaga, mesmo que decida se matricular, ele pode manifestar interesse na lista de espera para a primeira opção cadastrada.

Nota de corte:

O sistema calcula, diariamente, ao longo do período de inscrições, a nota de corte para cada curso, ou seja: a menor nota necessária para que o candidato fique entre os potencialmente selecionados. É feita uma classificação parcial, ao fim do dia, que funciona como uma referência para acompanhamento do estudante da sua classificação preliminar no curso escolhido. O candidato poderá, quantas vezes achar necessário, alterar a escolha de vagas, tanto de primeira quanto de segunda opção, até as 23h59 do dia 26 de janeiro, e será considerada para efetivar o processo somente a última modificação.  Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o resultado final pode ser verificado no boletim de acompanhamento.

fonte: Inep/MEC e SiSU